De uns tempos pra cá, a partir de algumas discussões e leituras sobre a nossa origem (talvez,consequentemente, sobre nosso destino).
A partir deste post, eventualmente, estarei enviando alguns raciocínios que desenvolvi mas gostaria muito que estas idéias fossem discutidas.
Você é meu convidado para que possamos refletir alguns conceitos.
Adianto: não sou dono da verdade e o que escrevi é uma linha de raciocínio.
Conheço muitas pessoas que são ateístas que acreditam na ciência pura para explicar todo o funcionamento dos eventos que regem nosso Universo. Mesmo achando interessante este ponto de vista, a estas pessoas, sempre pergunto: "deve haver algum ponto de partida, não?".
Muitas pessoas acreditam em um inicial desarranjo energético universal no qual a entropia (desordem) é formada. A este fenômeno dá-se o nome de "Big Bang". Particularmente, estudando e tendo evidências que o Universo está em constante expansão e portanto, em desordem contínua, este fenômeno parace um tanto razoável para explicar a origem do nosso Universo.
Para exemplificar imagine um gás preso a um cilindro a uma pressão constante. Ao abrir a válvula, este gás naturalmente tende a sair ou seja da ordem para a desordem.Ainda assim, volto a me questionar: "deve haver algum ponto de partida, não?".
Tendo isso em mente, vou tratar de escrever sobre algo intrigante: A massa da Terra é constante (Fato).
Mas, como pode ser constante se a população da Terra, por exemplo, tem um crescimento vertiginoso e exponencial há muitos anos?
Procurei algumas respostas e todas elas me levam á uma conclusão em comum que estará no final deste texto.Bem, somos nós os seres-humanos, animais e outras formas de vida constituídos basicamente de carbono e outros elementos que constituem nosso planeta. Sendo assim, não é tão absurdo que possa afirmar que em um outro momento eu poderia ter sido uma árvore, um cão, ou até mesmo outro ser-humano. Ora, se a constituição química elementar é muito semelhante, isso poderia ser levado em conta até porque a massa da terra é constante e assim, não há como haver ganhos externos (ao nosso planeta) nas nossas composições. Sendo um ser vivo uma forma ordenada e compacta de elementos químicos oriundos do nosso próprio planeta, nossa existência inicial é contrária à teoria da desordem contínua na qual o Universo é regido.
Em outras palavras, alguma força mais forte qua a tendência natural forma um ser-vivo.Pois bem, a físico-química clássica nos explica a espontaneidade de alguns processos do dia-a-dia e certamente a origem da vida em termos de composição corporal é um processo inicialmente não espontâneo como escrito anteriormente.
Acontece que, curiosamente, crescemos e acabamos na morte física e biológica independente da crença.
A partir daí, nosso corpo se decompõe (desordem) e os elementos voltam para a natureza. Para que um novo ser vivo surja, volto a falar da força que não possui natureza espontânea. Em conclusão, não vejo outra explicação que não seja algo divino realizando uma obra irreparável e de modo inigualável pois nos é dado além do corpo, nossa essência. Gosto muito de vislumbrar as teorias da ciência mas não tenho como não acreditar que desde o início do Universo e sua constante desordem e na ordenação não explicável, Deus está presente.
Em um próximo momento vou escrever sobre a materalização dos nossos sonhos.
Um abraço fraternal!
Ps: Devo este post a uma conversa que durou uma tarde com o nérso no dia 29/12/2010.
Luiz Gustavo Lacerda
Gosto muito dessas discussões filosóficas à respeito de ciência e religião (qualquer que seja a crença!). Mas gostei muito do que li aqui, meu irmão!
ResponderExcluirNão conhecia esse seu lado atento ao mundo ao redor. Típico da nossas condição .'. a qual nos leva a ver as coisas de uma maneira mais sensível (ou deveria no levar, já que, para muitos de nossos pares, isso infelizmente não seja uma verdade).
Acho que agora podemos estender nossas conversas para outro nível de abstração que não somente artigos e pesquisas.
Abraço fraternal!
Gu, este Salmo de Davi, "por inspiração Divina" complementa aquilo que escrevestes. Que seja útil!
ResponderExcluirUm abraço!
Lu
SENHOR, tu me sondaste, e me conheces.
Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.
Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.
Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces.
Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão.
Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir.
Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?
Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.
Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,
Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.
Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim.
Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa;
Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe.
Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.
Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra.
Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.
E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grandes são as somas deles!
Se as contasse, seriam em maior número do que a areia; quando acordo ainda estou contigo.
O Deus, tu matarás decerto o ímpio; apartai-vos portanto de mim, homens de sangue.
Pois falam malvadamente contra ti; e os teus inimigos tomam o teu nome em vão.
Não odeio eu, ó SENHOR, aqueles que te odeiam, e não me aflijo por causa dos que se levantam contra ti?
Odeio-os com ódio perfeito; tenho-os por inimigos.
Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.
E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.
SALMO 139
Este é um dos motivos pelo qual sou totalmente a favor da vida Humana, Sempre!!!! Por isto: conta aborto, contra uso de células embrionárias.
Bjs
Estimados:
ResponderExcluirAgradeço os comentários. Não vou entrar no mérito das razões religiosas mas particularmente apoio a pesquisa com células-tronco embrionárias para fins terapêuticos e realizadas com responsabilidade. Tenho uma tia que está na cadeira de rodas há praticamente 40 anos e creio que este avanço responsável traria qualidade de vida a muitas pessoas que vivem essa triste situação.
Nossa, amigo, muito bom!!!
ResponderExcluirSucesso para vc e seu blog!!!
Abração,
Gustavo
Gu, querido, não mencionei religião!
ResponderExcluirComentei apenas o teu pensamento é uma extensão do Salmo (eu particularmente acho que tem tudo a ver) e aproveite para justifiquei o porquê sou a favor da vida.
Beijos
Lu
Eu sei que não, Lu! Não escrevi que havia entrado nesse mérito. O fato é que eu não posso. Aliás, o Salmo é realmente uma leitura mais que interessante. Agradeço!
ResponderExcluirBeijo!
Luiz Gustavo
:)
ResponderExcluirOpine sempre que puder, Lu! Muito bacana!
ResponderExcluirbeijos!!!